28 de julho de 2020

CIMENTO X CONCRETO: VOCÊ CONHECE AS DIFERENÇAS?

Cimento x Concreto: Você conhece as diferenças?

Cimento x Concreto: Você conhece as diferenças?

Cimento x Concreto: Você sabe quais são as diferenças?

Esses termos bastante utilizados na construção civil são frequentemente confundidos como sinônimos e, apesar da semelhança entre os dois materiais, eles
possuem funções distintas.

Embora o cimento e o concreto sejam populares no setor de obras, ainda há muitas pessoas que não sabem quais são as principais diferenças entre eles.

Sabendo disso, vamos explicar as diferenças e funções de cada material. Continue sua leitura para entender!

 

Cimento x Concreto: Principais diferenças

 

O cimento e o concreto são materiais essenciais na construção civil, no entanto, por conta da semelhança entre os dois, eles são bastante confundidos.

Entenda agora quais são as principais diferenças entre esses materiais:

 

Cimento


De acordo com o portal Today I Found Out, a palavra cimento se refere a uma “substância” que garante a sustentação de diversos materiais juntos.

Ele é usado como um tipo de aglutinante há milhares de anos, desde o período do Império Romano. As primeiras fôrmas de cimento eram produzidas a partir de cinzas vulcânicas e cal, possibilitando a construção de estruturas firmes, como o Panteão.

Atualmente, o cimento é um pó fino formado por materiais como calcário, silício, alumínio, ferro e gesso. Além disso, ele possui duas formas, sendo elas a hidráulica e a não hidráulica.

O cimento não hidráulico faz uso de materiais que não endurecem quando expostos à água. Já o hidráulico nada mais é que um tipo de cimento que utiliza água para endurecer misturas.

Apesar do cimento hidráulico possuir um preço mais elevado que o não hidraulico, ele evita problemas a longo prazo em ambientes úmidos.
Concreto


A palavra concreto, por sua vez, se refere a uma mistura de materiais como areia, brita, água e cimento. Logo, o cimento é uma parte fundamental na produção do concreto.

Diferente do cimento, o concreto não é um material independente, sendo necessário utilizar diversos aditivos para chegar ao resultado final. Essa mistura possibilita que os blocos de concreto sejam resistentes e duráveis.

Além disso, os materiais que serão utilizados na mistura e o tempo de processamento irão definir a durabilidade e a permeabilidade dos blocos de concreto.

Portanto, é indispensável utilizar equipamentos que promovam agilidade e rapidez na obra, como as betoneiras.

A função da betoneira é realizar a mistura de materiais de forma rápida, oferecendo mais produtividade e um melhor desempenho na obra.

Cimento x Concreto: Como é feita a produção?

 

Como falamos anteriormente, o cimento é feito de matérias-primas extraídas de minas, como o silício, alumínio e ferro. Após a extração, esses componentes são triturados e homogeneizados.

Essa mistura é aquecida em fornos a, aproximadamente, 1.482°C para formar o clínquer, produto semelhante ao mármore.

Em seguida, o clínquer é moído e ocorre a adição do gesso, resultando na substância que conhecemos hoje como cimento.

No caso do concreto, o primeiro passo é a dosagem de componentes na mistura, como pedras, areia, água e, é claro, o cimento.

Assim, o concreto é transportado até o local onde será aplicado. A colocação é feita em fôrmas e é necessário atenção quanto ao tempo de secagem após a adição de água, que é de geralmente 4 horas.

Por fim, a massa de concreto é compactada para remover vazios e possíveis rachaduras que possam surgir.
Cimento x Concreto: Importância das betoneiras

 

Como você pode ver, o cimento e o concreto possuem diferenças, tanto na produção, quanto na finalidade.

No entanto, para que os materiais da sua obra sejam bem utilizados, é fundamental apostar em equipamentos de qualidade.

28 de julho de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *