7 de outubro de 2020

Betoneira: 8 cuidados para conservação

betoneira é um equipamento versátil, requisitado e indispensável em qualquer canteiro de obras. Ela serve para misturar o concreto, argamassa, areia, cimento, ou outros materiais, de acordo com os serviços a serem executados. Também pode ser utilizada para misturar outros produtos, como adubo, plástico e ração, assumindo a função de um misturador.

Betoneiras estão disponíveis em diversos modelos e volumes, que vão dos grandes caminhões de concreto, com capacidade para mais de 10.000 litros, a modelos menores, chamados de betoneiras portáteis, com capacidades de 120 a 610 litros.

Neste post vamos falar da conservação das betoneiras portáteis. Quando a manutenção e limpeza não são realizadas, ou são feitas de forma errada, alguns danos podem ser causados, prejudicando até mesmo a qualidade de novas misturas. Por isso, veja abaixo 8 cuidados para manter a betoneira funcionando por muito mais tempo.

Conservação de betoneira

1. Higienização das paredes e pás da Betoneira

Antes de iniciar a limpeza de sua betoneira, certifique-se de que ela está desligada e desconectada da tomada para evitar choques elétricos e outros acidentes.  Após cada utilização é recomendável retirar o excesso de sujeira, das paredes e pás, utilizando uma mangueira com água. O ideal é não deixar o cimento secar, o que tornará seu trabalho muito mais difícil sem necessidade. Na hora de lavar, limpe toda a parede e pás e, se necessário, utilize uma espátula para retirar o cimento e massa que começaram a endurecer. Se verificar que parte do cimento está seco, será necessário utilizar uma lavadora de alta pressão para finalizar o trabalho.

2. Limpeza do motor da Betoneira

O motor da betoneira também deve ser limpo periodicamente. Para fazer a higienização deste componente utilize um soprador ou compressor de ar para remover o excesso de pó, tomando cuidado para não danificar fios e outras partes sensíveis

3. Lubrificação de peças

É importante lubrificar diariamente as engrenagens, ou conforme indicado no manual disponibilizado pelo fabricante, e verificar se a lubrificação de outras peças que compõem o motor está adequada, de forma a impedir ruídos excessivos e o desgaste delas.

4. Substituição dos Pinhões

Pinhão de uma betoneira

Os pinhões, engrenagens que auxiliam no movimento giratório da betoneira, também devem ser constantemente verificados e substituídos sempre que preciso.

5. Atenção às correias

Ao perceber rachaduras e folga na(s) correia(s), verifique a necessidade de trocá-la(s). Problemas na correia podem causar acidentes ou fazer com que a máquina estrague e pare de funcionar.

6. Evite impactos

Evite impactos na partes externas e internas, o que pode causar danos estruturais ao equipamento. Instrua aos colaboradores, no canteiro de obra, a não bater no tambor para agilizar a retira de material e a ter cuidado quando preciso transportá-lo de local.

7. Cuidados ao guardar sua betoneira

Armazenamento betoneiras

Grande parte dos itens que compõem a betoneira são feitos de metal. Por isso, se for deixá-la por algum tempo parada, sem utilização, é bom que antes ela seja limpa, seca, e armazenada em local seco e protegido para evitar que enferruje. Recomenda-se, ainda, passar óleo ou outro produto antiferrugem.

8. Proteja-se contra roubos

 Nossa última dica não está ligada diretamente à manutenção e conservação das betoneiras, mas também garante que você faça uso dela por muito mais tempo. As betoneiras são máquinas pesadas e, por este motivo, mais difíceis de serem furtadas. No entanto, os motores desses equipamentos são alvos constantes dos bandidos. Para dificultar ou impedir a ação de ladrões, uma opção é soldar o motor na estrutura de ferro da betoneira, outra alternativa seria retirá-lo e guardar em local seguro, como o container de segurança, por exemplo.

7 de outubro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *